Constelação Familiar Sistêmica

A Constelação é um método terapêutico criado pelo alemão Bert Hellinger que revela o que está no inconsciente do nosso histórico familiar, ou da questão que o cliente traz para trabalhar. Ela tem como propósito liberar as pessoas de medos, traumas, carências, doenças, relacionamentos problemáticos e outras tensões que você vive no PRESENTE, mas que tem a sua real origem em acontecimentos do PASSADO e na repetição de padrões, conflitos e comportamentos do seu histórico familiar ou do sistema organizacional de origem.

 Hoje já sabemos que herdamos dos nossos antepassados, além do nosso DNA, um campo de memórias e informações. Recebemos, através das gerações, nossos condicionamentos, habilidades, talentos, forças, capacidades...mas também os silêncios, os vazios, as vergonhas, e todas as dores que quisemos evitar e “varremos pra debaixo do tapete”.

Tudo aquilo que reprimimos e resistimos volta a se repetir na nossa vida, para que possamos transformar.

Na Constelação, trazemos para a consciência o que foi evitado ou bloqueado, com muito amor, por amor e pelo amor, para que o fluxo da vida possa seguir adiante.

Quais São os Benefícios?

A Constelação é capaz de trazer resultados profundos para o cliente e todo o seu sistema familiar, por meio da reorganização e do equilíbrio das relações entre os membros desse sistema. No entanto, não é mágica! Com a postura certa, a Constelação nos auxilia a assumir a responsabilidade que nos pertence, nos permite enxergar com outros olhos a nossa história e assim tomar as atitudes necessárias para caminhar adiante com mais leveza. O cliente faz um movimento, joga a sua pedrinha no lago e depois o seu movimento reverbera em todo o sistema. Ao mudar a sua vibração e o seu olhar para a vida, tudo em volta pode mudar!

Mas como tudo isso

é possível?

Uma forma de tentar explicar o fenômeno que ocorre em uma Constelação se dá através da Teoria da Ressonância Mórfica de Rupert Sheldrake, um biólogo inglês. Segundo Sheldrake, pode-se existir uma comunicação não verbal, invisível, entre membros da mesma espécie, mesmo separados pelo espaço e pelo tempo. Apesar de não visível, esta comunicação ocorre por meio de um campo de informações acessíveis. Herdamos, portanto, dos nossos antepassados, junto com nosso DNA, um campo de informações e memórias.

Quando o Constelado traz sua questão, ele também traz em seu inconsciente este campo de memórias. Os representantes, por ressonância, conseguem captar e expressar as energias que estão presentes.

 

Portanto, a Constelação traz à tona o que está no inconsciente do Constelado, e por isso é uma ferramenta tão poderosa!

os relacionamentos humanos são regidos por três leis – três forças - que como a força da gravidade, atuam sobre nós, mesmo que não tenhamos conhecimento delas. Bert chamou estas Leis de

ORDENS DO AMOR.

01:O PERTENCIMENTO

Estabelecido pelo vínculo. Todos os membros de uma família possuem o direito de pertencer ao sistema familiar. Se algum membro for excluído, alguém da próxima geração ocupará seu lugar repetindo o seu destino para reequilibrar o sistema.

02: A HIERARQUIA

Estabelecida pela ordem de chegada no sistema. Na família, os pais tem precedência sobre os filhos. O filho mais velho sobre os demais. A ordem de prioridade está a serviço da vida.

 

03: O EQUILÍBRIO

A troca estabelecida entre o dar e o receber é fundamental em todos os relacionamentos. Quando a troca é equilibrada, há paz.

Somente quando estamos em sintonia com o nosso destino, com os nossos pais, com a nossa origem e tomamos o nosso lugar,
temos força.

Bert Hellinger

Constelação Individual

A Constelação Individual é feita com bonecos, como os da foto, ou usando objetos que chamamos de âncoras. Nesta modalidade o cliente é atendido somente pela terapeuta. Existem muitas formas de realizar a constelação individual. 

Constelação em Grupo

A Constelação em grupo tem a participação de pessoas, que chamamos de “representantes” que vão para se doar e também receber um pouco em troca. O conjunto destas pessoas captam “o essencial” que precisa ser visto e curado no sistema.